Educação Infantil

Proposta Pedagógica

Na Educação Infantil nosso foco é a formação e o desenvolvimento integral da criança, favorecendo a criatividade, a colaboração, a socialização, a leitura de mundo através do lúdico, da música, do movimento, das artes, da linguagem oral e escrita, da matemática, da natureza e sociedade, além de possibilitar a criação, a imaginação e a fantasia, fortalecer a formação pessoal e social, e a construção da identidade e autonomia, bem como, a formação de uma personalidade saudável e aberta à acolhida, ao respeito às diferenças e ao diálogo.

As linguagens são abordadas de maneira transdisciplinar, analisadas nas perspectivas do EU (como me expresso e manifesto minhas atitudes); do EU e o OUTRO (considerando os aspectos da interação social) e do EU e o MUNDO (ampliando o comprometimento do educando em relação à sociedade na qual está́ inserido).

Nossa proposta busca a interação entre os diversos campos de experiências e os aspectos do universo infantil, proporcionando conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.

Tendo a Educação Infantil como eixos estruturantes a interação e a brincadeira, nossos ambientes estão preparados para que a criança possa ter papel ativo nesse processo, assegurando-lhes as condições e os direitos de aprendizagem, para que aprendam de maneira significativa a conviver, brincar, explorar, expressar, conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

A Educação Infantil ainda tem como propósito preparar a criança para o reconhecimento dos valores cristãos que são norteadores da ação do homem corresponsável pela sociedade em que está inserido.

Neste seguimento, a criança é avaliada em processo contínuo, sendo acompanhada em seu desenvolvimento global e integral.

Objetivo

Dentro dos objetivos scalabrinianos, a Educação Infantil tem como propósito preparar a criança para o reconhecimento dos valores cristãos que são norteadores da ação do homem corresponsável pela sociedade na qual está inserido.

Deve colaborar para o estabelecimento de vínculos afetivos e na interação com adultos e crianças fortalecer sua auto estima e ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Os conteúdos são apresentados de forma geral e abrangente, sendo trabalhado de modo interdisciplinar, criando condições aos educandos para superarem suas dificuldades.

Na Educação Infantil a criança é sempre avaliada em um processo contínuo, podendo assim, acompanhar o desenvolvimento da mesma em sua totalidade. Deve-se levar em consideração seu empenho e sua atenção nas atividades propostas, bem como suas dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Galeria de Fotos

Copyright © AEB Associação Educadora e Beneficente  – 2024 – Developed by BaraCom